=‘•..•’= O Gato se esconde atrĂĄs de sua ferocidade para se proteger...mas se observarmos com o coração podemos decifrar sua real personalidade e perceber a doçura que se esconde profundamente em teu olhar =‘•..•’=...by VGitana Bastet

⇩Postagens

⇩Postagens

Gatos entendem (e copiam) as expressÔes dos donos.



Foto: VGitana -  Blog  Bastet
Gatos entendem (e copiam) as expressÔes dos donos A fama de egoísta sempre pega para o lado dos gatos. Mas não é bem assim.

Eles gostam tanto e prestam tamanha atenção nos donos que atĂ© imitam seus hĂĄbitos. E nĂŁo sĂł isso. É com base nas suas reaçÔes e expressĂ”es que eles percebem o mundo – e descobrem como devem reagir Ă s novidades.

A conclusĂŁo Ă© de um estudo italiano. Pesquisadores convidaram 24 gatos e seus donos para ver se os animais prestavam atenção Ă s reaçÔes dos humanos. Cada dupla foi colocada em uma sala com um ventilador cheio de fitas plĂĄsticas verdes. A Ășnica saĂ­da de fuga da sala ficava em um ponto onde estavam uma tela e uma cĂąmera. “A ideia era avaliar se os gatos usam a informação emocional fornecida pelos donos sobre um objeto desconhecido para guiar seu comportamento”, diz a pesquisa.

Para isso, ao entrar na sala, os donos observaram o ventilador de forma neutra. Em seguida, mostraram uma reação negativa (medo, afastamento do objeto) ou positiva (felicidade) – sempre olhando do gato para o ventilador e do ventilador para o gato.

Em 79% das vezes, os animais observavam o objeto e o dono, como se tentassem entender o que estava acontecendo. Quando a expressĂŁo era negativa, os bichinhos começavam a olhar mais para a tela, onde ficava a Ășnica saĂ­da. “Era a Ășnica saĂ­da possĂ­vel. EntĂŁo, olhar para a tela e depois para o ventilador sugere que os gatos estavam preocupados e queriam encontrar uma maneira de fugir”, conclui a pesquisa.

É por isso que vocĂȘ precisa prestar mais atenção Ă s suas reaçÔes. Se vocĂȘ sente medo ou raiva, seu gato pode perceber. E copiar os mesmos sentimentos.

Por: Carol Castro

Arquivo do blog